Livros à Venda

FRAGMENTOS DE POESIA
Autor: 
CHAGAS FERREIRA

Editora: EXPRESSÃO GRÁFICA E EDITORA
Ano: 2015
Páginas: 142
I.S.B.N.: 978-85-420-0732-9
Tipo: impresso
Preço: R$25.00
Sinopse:
Este trabalho literário é uma antologia poética, construído ao longo de trinta e cinco anos da minha vida, desde a juventude até os dias de hoje.
Tudo começou em 1980, quando cursava o então 2º Grau, com um trabalho escolar da matéria de Literatura Portuguesa que tinha como tarefa escrever um poema, momento em que compus um soneto.
Desde então, não parei de escrever. É bem verdade que, de 1989 a 2013, houve um período de hibernação, em que produzi poucos poemas. Isso fica evidente, ao se observar a divisão da obra: de 1980 a 1989 e 2013 aos dias atuais.
A primeira parte é caracterizada pela criação de poemas livres, sem a preocupação de rimas nos versos; sonetos de estrutura aparente com quatorze versos, mesclando rimas, na maioria simples, onde abordo temas de caráter corriqueiro, deixando transparecer traços de minha personalidade, outrora jovem e sonhadora.
A segunda parte aflora uma produção literária mais rebuscada, tais como: poemas livres, sonetos alexandrinos, cordéis (martelo agalopado) e haicais, apresentando um repertório de rimas mais bem elaboradas (ricas e raras).
Além disso, a busca da teoria literária (métrica poética), como tônica dessa parte da obra, evidenciou a manutenção dos mesmos traços de personalidade, porém, mais serenos e congruentes, explorando temas ligados ao cotidiano das pessoas, a Deus, na condição de Ser Supremo, e à psique humana.